Como Parar de Procrastinar Agora Mesmo

Se você tem dificuldade de concentração, perde o foco rapidamente e passa horas navegando nas redes sociais quando deveria estar trabalhando, algumas técnicas podem te ajudar a melhorar a produtividade e até a se sentir melhor e menos ansioso.

Procrastinar Só Te Deixa Ansioso…

As pesquisas em neurociências e comportamento tem mostrado cada vez mais como nosso cérebro funciona e por que fazemos o que fazemos. Se você procrastina tudo, ou pelo menos o que é mais chato, saiba que isso é super comum e cada vez mais pessoas se sentem que estão procrastinando mais do que há alguns anos.

Isso acontece na presença de alguns fatores:

  • A atividade é muito maçante: se você sabe que precisa preencher 100 planilhas nas próximas horas, a tendência é que empurre o início da atividade para o futuro.
  • A atividade é muito difícil: o grau de dificuldade de fazer algo pode paralisar você, já que você não sabe muito bem por onde começar e a energia mental necessária para a atividade será enorme.
  • As distrações são sedutoras: é muito fácil, rápido e estimulante pegar o celular do seu lado e ver o que está acontecendo nas redes sociais. O acesso fácil à um mundo de informações irrelevantes e divertidas farão você se sentir tentado o tempo todo.
  • Você não tem um passo-a-passo: mesmo que as tarefas que você precisa fazer sejam fáceis, elas são tantas que você se perde em um mar de coisas a fazer e paralisa novamente.

O Que Fazer Para Mudar Velhos Hábitos…

O cérebro do procrastinador está viciado em recompensas fáceis e rápidas, por isso falar para apenas parar de procrastinar seria totalmente irrelevante. Mas profissionais especialistas em treinamento mental e produtividade dão algumas dicas.

Não tente fazer todas ao mesmo tempo, pois mudar um hábito ruim é difícil e exige muita energia. Adote um desses novos hábitos por semana, fazendo-os todos os dias até se sentir mais produtivo e sentindo o benefício de reduzir a ansiedade por empurrar tudo com a barriga.

  1. Faça uma lista das tarefas e separe em Urgência, Importante, Delegar e Inspirador: As tarefas urgentes do dia precisam ser feitas em primeiro lugar e não devem exceder 3 ou 4 atividades rápidas. O que for importante mas não urgente, deixe para fazer logo em seguida. Delegue o que for possível e também planeje alguma atividade para se inspirar e relaxar, como ler 10 páginas de um livro.
  1. Use a técnica Pomodoro: A lista acima pode ser concluída com a técnica pomodoro, onde você fica totalmente focado por apenas 25 minutos e depois dá uma pausa de 5 minutos. É nesses 5 minutos que você pode mexer no celular, beber água, ir no banheiro. Acredite, essa técnica é poderosa para procrastinadores!
  1. Quebre as tarefas difíceis: Sua mente sempre vai se recusar a começar algo muito difícil, pois ela sempre quer poupar energia. Quebre a tarefa em diversas etapas e se proponha a fazer somente uma etapa. Se você atingir um bom fluxo mental, pode fazer as próximas etapas ou parar e partir para o próximo item da lista.  

Com essas 3 atitudes, você será capaz de melhorar seu fluxo de trabalho e resolver suas tarefas em menos tempo, sem adiar tudo para o último prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *