Como Cuidar dos Cabelos Sem Ir ao Salão

Se você adora exibir um cabelo lindo e saudável, mas não tem tempo nem dinheiro para ir ao salão, veja como conseguir o mesmo efeito em casa e gastando pouco…

1. Bicarbonato para lavagem anti-resíduos

Se você usa muitos produtos no cabelo como mousse, spray, protetor térmico e cremes, você pode fazer uma lavagem anti-resíduos 1 ou 2 vezes por mês para retirar completamente esses produtos do cabelo. Eles tendem a se acumular no couro cabeludo, deixando o cabelo pesado e facilitando o surgimento da caspa.

Para não gastar com um shampoo específico que você só vai usar de vez em quando, você pode fazer essa lavagem com bicarbonato de sódio para ter o mesmo efeito. Ele é um agente limpante natural e super barato.

Dilua uma colher de sopa (rasa) do pó em 500ml de água filtrada e após a lavagem com o shampoo normal, despeje a solução em todo o couro cabeludo, massageando por 1 minuto. Depois é só enxaguar e aplicar o condicionador como de costume.

2. Brilho extremo e controle da oleosidade

Uma vez por semana você pode trocar o condicionador por um enxágue de vinagre de maçã diluído em água (2 colheres de sopa para 500ml). O vinagre fecha as cutículas dos fios, deixando o cabelo macio e extremamente brilhoso. Além disso, ele controla a oleosidade no couro cabeludo, por isso é indicado para cabelos mistos e oleosos.

Use-o diluído em água, com ou sem enxágue após. Caso decida enxaguar, use água fria. Não se preocupe pois após o cabelo secar, não ficará cheiro algum.

3. Hidratação para cabelos secos

Se seu cabelo vive ressecado, cheio de frizz e com pontas duplas, aposte em misturinhas caseiras com os seguintes ingredientes:

  • ·         Ovo batido
  • ·         Maionese
  • ·         Azeite de oliva
  • ·         Óleo de coco
  • ·         Abacate batido

Escolha apenas um ou teste a mistura que seu cabelo gostar mais. Misture bem os ingredientes, aplique no cabelo, esfregando a mistura mecha por mecha e deixe agira por 20min. Após, lave o cabelo normalmente.

4. Hidratação para cabelos mistos a oleosos

Os ingredientes acima podem pesar na raíz se seus cabelos não forem secos. Por isso, use misturinhas com menos óleo se você tem a raíz com maior tendência à oleosidade:

  • ·         Mamão
  • ·         Iogurte
  • ·         Mel
  • ·         Borra de café
  • ·         Gelatina incolor
  • ·         Babosa

A maioria das misturas de hidratação e nutrição caseiras levam babosa como base, pois ela fortalece e nutre os fios sem pesar. Pegue a folha da babosa (aloe vera), deixe-a em pé para que saia o fluído amarelo característico da planta e após isso, descasque e separe a polpa.

A polpa da aloe vera é gelatinosa e transparente. Bata ela no liquidificador somente com água ou adicione um dos ingredientes descritos acima.

*As hidratações e nutrições caseiras podem ser feitas 1 ou 2 vezes por semana

5. Reconstrução Caseira

O cabelo perde queratina e fica fraco, principalmente se você faz luzes ou abusa do secador e da chapinha. O fio fica fraco, sem estrutura e quebra com facilidade. Se este for o seu caso, você pode fazer uma reconstrução poderosa mesmo sem ir ao salão.

Compre uma queratina em spray nas lojas de cabeleireiros e use uma à duas vezes por mês, conforme a recomendação da embalagem. Você pode adicionar o líquido à uma máscara de nutrição ou ainda borrifar no cabelo úmido e secá-lo com o secador para ativar o produto.

A reconstrução caseira tem um efeito muito parecido com a de salão e você gasta em média 5x menos do que a profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.