7 Dicas Se Você Quer Conquistar uma Vaga de Emprego

Entrevistas de emprego nunca são fáceis e muitas vezes você não consegue se sair bem por um detalhe que passa batido ou uma resposta mal pensada. Se você quer se dar melhor nas próximas entrevistas e conquistar a vaga que deseja, veja as dicas a seguir:

emprego

1. Estude a história da empresa

Uma pesquisa rápida na internet pode trazer informações essenciais para você se dar bem na entrevista. Mostrar que conhece a história e a política da empresa demonstra interesse e adaptação ao novo emprego.

Dependendo do cargo a que está se candidatando, você pode comentar sobre a trajetória da empresa (ou do dono), sobre o posicionamento da marca ou sua experiência pessoal com o produto, desde que seja uma história rápida e interessante.

2. Estude o mercado

Estar antenado no segmento de mercado da empresa e na realidade do cargo que deseja podem fazer a diferença para o recrutador. Por exemplo, se a vaga for para vendas, é de bom tom que você saiba um pouco sobre como foram as vendas de determinado produto nos últimos meses. Isso destacará você dos demais candidatos.

3. Vista-se como o cargo exige

Nem sempre usar uma roupa formal para a entrevista é a melhor opção. Sua roupa deve refletir tanto a personalidade da empresa quanto a exigência do cargo. Por exemplo, se o cargo é para um alto executivo, um terno bem cortado e moderno causa boa impressão. Se for para uma loja de pranchas de surf, então uma roupa informal e das principais marcas de surf seria melhor.

E há o meio termo, por exemplo para uma vaga de professor de inglês. Neste caso, a roupa pode ser informal mas discreta. Procure entender como as outras pessoas de cargos parecidos se vestem e na dúvida, opte sempre por algo levemente mais sofisticado.

4. Tenha respostas criativas na ponta da língua

Algumas perguntas sempre aparecerão nas entrevistas, por mais clichê que sejam. Para estas, vale a pena pensar em respostas inteligentes e criativas com antecedência. A clássica “Qual seu maior defeitos?” já excluiu muitos candidatos que responderam “O perfeccionismo”. Isso acontece porque o recrutador sabe que o entrevistado não quer mostrar seus pontos fracos.

Entender suas qualidades e onde você precisa melhorar é uma boa qualidade. Você pode responder por exemplo, que seu inglês ainda não é de nível avançado mas que está fazendo aulas para melhorar. Ou que tinha dificuldade em apresentar projetos mas que já melhorou bastante após aulas de oratória.

Pense em respostas sinceras e ao mesmo tempo que despertem interesse no entrevistador.

5. Faça contato visual

Muitas pessoas quando estão nervosas em uma entrevistas mantém o olhar baixo e não encaram a pessoa com quem estão conversando. Isso gera pouca empatia e confiança, questões essenciais para você ser escolhido para a vaga.

Na entrevista, olhe nos olhos, sorria com frequência, tenha um aperto de mão firme (nem fraco, nem excessivamente forte) e uma postura relaxada e segura. Quanto mais tenso e inseguro você estiver, menos confiança irá despertar.

6. Fale sobre seu antigo emprego

É comum o entrevistador perguntar sobre seu último emprego, como era a relação com os superiores e a razão de não trabalhar mais lá. Essa situação é complicada de descrever caso você tenha saído do emprego por problemas não resolvidos.

Se for este o caso, responda da forma mais sutil possível que preferiu sair da empresa para procurar um trabalho que se identificasse mais ou algo parecido com isso dependendo da sua situação. Jamais fale mal do seu antigo empregador.

7. Conheça seu perfil como funcionário

Conhecer suas qualidades e defeitos como funcionário é importante porque ninguém é perfeito e o recrutador não busca isso. Mas provavelmente ele busque alguém responsável e comprometido, com bom nível de competência para o cargo.

Se você se dá melhor trabalhando sozinho do que em grupo, ou se precisa de ajuda para lidar com os clientes mais chatos, isso pode ser negociado e é importante ter consciência de suas limitações e também das capacidades que pode oferecer à empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.